BANCO DO BRASIL
Comando exige contraproposta do BB
Após debate sobre Remuneração durante a terceira rodada de negociação entre o Comando Nacional dos Bancários e o Banco do Brasil, realizada no último dia 12, em Brasília, foram concluídos todos os pontos da pauta específica aprovada pelo 25º Congresso Nacional dos Funcionários, porém nenhuma contraproposta foi apresentada. A única decisão foi quanto a nova rodada, que será no próximo dia 26. “A negociação aconteceu, agora cabe ao BB apresentar sua contraproposta, valorizando quem faz o crescimento da instituição”, avalia o secretário-geral da Federação dos Bancários de SP e MS e integrante do Comando, Jeferson Boava, que participou da rodada. Segundo ele, os funcionários devem ficar atentos e preparados para novos embates.
Pontos debatidos
PCR – No que se refere ao Plano de Carreira e Remuneração, o Comando reivindicou aumento do interstício de 3% para 6%. Mérito: inclusão dos escriturários; retroagir a pontuação de mérito do caixa a 1998; hoje a pontuação é retroativa a 2006.
Piso – Valorização: A1 ao A12.
GDP – Retirada da avaliação individual.
Reestruturação – Garantia da remuneração nos processos de reestruturação.
Substituição – Pagamento de todas as substituições, fim da latelaridade.
Plano de Comissões e Funções – O processo de comissionamento deve ser transparente, com provas e títulos. Não ao descomissionamento. Criação de um plano negociado com os funcionários, com aumento dos Valores de Referência (VR) e das gratificações de função, evitando as verbas de complemento, que subtraem as promoções por mérito e antiguidade. Criação de módulos básicos e avançados em todos os cargos gerenciais, inclusive no de Supervisor de Atendimento.
Advogado, arquiteto e engenheiro – Criação de piso e jornada de 6h.
VR – Incorporação de 100% após 10 anos, sendo 10% por ano.
Plano de Previdência – O benefício deve ser vinculado a PLR.
FONTE: FEEB/SP